O diretor de relações governamentais da Associação Brasileira de Geração Distribuída, Heber Galarce, anunciou na última sexta-feira, 19 de novembro, que deixou o cargo para ficar somente na presidência do Instituto Nacional de Energia Limpa (Inel).
O executivo ficou por dois anos no cargo atuando junto a parlamentares do Congresso Nacional e de representantes do Poder Executivo sobre a necessidade de desenvolver o setor de energia solar no Brasil.
“Nesse período, tivemos grandes avanços para fortalecer este setor que detém grande potencial no Brasil. Uma indústria que tem tudo para assumir o papel de protagonista para atenuar a pressão sobre o sistema elétrico nacional”, disse em nota.
Segundo ele, o foco agora é a viabilização da votação e aprovação do PL 5829/2019 no Senado Federal, que institui o marco regulatório do setor.
A ABGD está passando por processo de eleição da nova diretoria, como mostrou à Agência CanalEnergia. A ABGD realizou neste mês eleições para o biênio 2022/2023. O presidente eleito, Guilherme Chrispim, está montando a equipe de trabalho e deve anunciar em breve os diretores especializados e regionais para o próximo mandato.
(Nota da Redação: matéria atualizada às 17:50 horas do dia 24 de novembro de 2021 para inclusão de posicionamento da ABGD)