ONS recebe até sexta-feira ofertas de térmicas sem CVU

Objetivo é obter propostas no âmbito da Portaria MME nº 17/2021 com valores economicamente favoráveis e reduzir o custo de operação do sistema

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) vai receber até às 11 horas da próxima sexta-feira, 26 de novembro, ofertas de termelétricas sem Custo Variável Unitário (CVU) com disponibilidade de energia para o mês de dezembro de 2021. O objetivo é obter energia firme com valores economicamente favoráveis, reduzindo o custo de operação do sistema.

A decisão aconteceu em recente reunião técnica com o colegiado que compõe o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). O recurso adicional poderá ser considerado por período determinado e de forma ininterrupta dentro do prazo ofertado e aceito pelo Comitê, desde que seja alocável na carga, observadas a otimização do custo total de despacho do sistema e a segurança operativa.

Pelos cenários traçados pelo Operador, os recursos hidroenergéticos atuais são suficientes para atender a carga, mas a ideia é que nesta nova rodada os agentes façam propostas com valores de MW médios mais competitivos para atender o Sistema Interligado Nacional (SIN), sem que haja garantia de contratação.

A decisão reforça a estratégia de redução de custo de operação do sistema elétrico brasileiro, já que o período úmido teve início e os níveis de água nos reservatórios estão melhorando gradativamente, especialmente nas bacias do Paraná, Tocantins e São Francisco, além da expectativa de manutenção da demanda em níveis mais baixos do que os habituais para o período por conta das temperaturas mais amenas que vêm sendo registradas.