Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Hitachi Energy está atenta ao 2º leilão de transmissão de 2021 que será realizado no dia 17 de dezembro. Um dos cinco lotes ofertados tem como objetivo dar mais segurança ao sistema elétrico no Amapá, que passou por apagão em 2020 e deixou o estado por mais de 20 dias sem energia.

Segundo o Country Manager da Hitachi Energy no Brasil, José Paiva, a empresa não participa diretamente dos certames, mas atua como fornecedora e em muitos casos a companhia faz acordos prévios com os investidores para instalações. Entretanto, para o executivo, por ser um leilão de menor porte a empresa estuda ainda a viabilidade do negócio.

“Sim, nós estamos atentos aos leilões que estão ocorrendo e nesse que vai acontecer agora, mas a verdade é que comparado aos leilões anteriores, os leilões deste ano, em particular, são bastante pequenos”, diz Paiva.

Um dos lotes de maior destaque é o 5, que atenderá o Amapá e consiste em uma nova subestação para o Estado – chamada Macapá III, que vai se conectar à subestação Macapá – e em uma linha de transmissão de 10 quilômetros, que fará essa ligação. A data prevista para entrada em operação comercial é 30 de setembro de 2025.

A empresa foi a fornecedora dos novos transformadores da subestação que incendiou. O executivo destacou o desafio logístico de levar o equipamento, devido às condições de deslocamento. “Fazer o transformador é muito mais fácil do que levar”, diz.