fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Nos próximos três anos, a Enel vai investir 5 bilhões de euros no Brasil, de acordo com anúncio feito nesta quarta-feira, 24 de novembro, pelos executivos da companhia durante o evento anual Capital Markets Day. A projeção de investimentos faz parte do novo plano de negócios do grupo, para o período 2022-2024, entretanto é um indicativo e pode variar de acordo com o retorno e as oportunidades.
O valor faz parte de plano de investimentos global de 170 bilhões de euros até 2030 e está em linha com o praticado nos últimos planos de investimentos da companhia. “Prevemos investir 5 bilhões de euros nos próximos três anos, quase em linha com o plano anterior”, disse o diretor financeiro da companhia, Alberto de Paoli.
O CEO Global, Francesco Starace, afirmou que acompanha o cenário de crise hídrica e entende que o pior já passou e que os órgãos reguladores administraram bem a situação. O executivo diz que o Brasil ainda é muito dependente dos ciclos hidrológicos e mais projetos eólicos e solares no mix vão ajudar o país a ser menos dependente dos ciclos hidrológicos. A meta é continuar desenvolvendo projetos renováveis para o mercado livre.
“Para os próximos anos, é claro que as chances de sofrer com isso novamente vai cair conforme o país passe a contar com mais usinas eólicas e solares em operação e é isso que pretendemos fazer”, disse.
Já na América Latina, a gigante italiana pretende instalar 5,5 GW de capacidade instalada renovável na região. Ao todo, a companhia italiana deve adicionar 21,2 GW de nova capacidade renovável no período. Do Capex bruto próprio de 42,6 bilhões de euros previstos nos próximos 3 anos (2022 a 2024), 9,8 bilhões de euros estão previstos para a América Latina.