A CTG Brasil passou por auditoria externa e obteve as certificações ISO que estabelecem padrões internacionais para práticas em Gestão de Ativos, Meio Ambiente, Qualidade, e Saúde e Segurança. As certificações abrangem as 14 UHEs operadas pela empresa e colocam a companhia entre as protagonistas na certificação de parques de geração de energia no Brasil para esses referenciais normativos.

As auditorias da Fundação Vanzolini atestaram que as operações da CTG Brasil estão em conformidade com a ISO 55001 (gestão de ativos), ISO 45001 (gestão de saúde e segurança), ISO 14001 (gestão ambiental) e ISO 9001 (gestão da qualidade). Os processos corporativos e locais relacionados a operação, manutenção e administração para geração de energia elétrica também foram auditados e fazem parte do escopo das certificações.

O gerente do Sistema de Gestão Integrado da CTG Brasil, Jacques Vigato, reforça que a conquista é resultado de um trabalho intenso que começou há mais de 2 anos com o objetivo de implantar um sistema de gestão integrada, incluindo a ISO 55001 de Gestão de Ativos, com melhoria de processos e alinhamento ao propósito e aos valores da empresa. Durante esse período, os planos de ação envolveram mais de 30 gestores e 350 profissionais e parceiros diretamente.

De acordo com Vigato, além de reforçarem o protagonismo, as certificações são um reconhecimento às práticas de Gestão de Ativos, Meio Ambiente, Qualidade, e Saúde e Segurança. Entre as práticas que reforçam essa busca pela excelência e que contribuíram para a certificação estão os monitoramentos de risco dos ativos e de requisitos legais – são cerca de 31 mil obrigações – para todas as usinas.