Eletrobras e Petrobras recebem certificação IG-Sest Nível 1

Grau é o melhor nível indicador. Controladas CGT Eletrosul e Eletronorte obtiveram Nível 2

A Eletrobras e a Petrobras receberam a certificação do IG-SEST Nível 1, a classificação no melhor nível do indicador, no quinto ciclo da Certificação do Indicador de Governança da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, que demonstra o grau de excelência na área. No caso da Eletrobras, a certificação incluiu ainda as subsidiárias CGT Eletrosul e Eletronorte, que obtiveram Nível 2 de certificação.

Neste quinto ano, 60 estatais foram avaliadas, sendo 45 de controle direto e 15 subsidiárias. Do total, 31 foram certificadas, sendo 16 no Nível 1 e 15 no Nível 2. A metodologia aplicada pelo IG-Sest é composta pelas seguintes dimensões: Governança – Conselhos e Diretoria, Transparência e Gerenciamento de Riscos e Controles. A partir dos resultados apresentados, são aferidos notas de classificação e o nível de certificação da empresa. Nesta edição, o Indicador de Governança incorporou, além de parte dos aspectos avaliados nos ciclos anteriores, recomendações e diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, da Controladoria-Geral da União e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Os questionários preenchidos pelas empresas, bem como a documentação apresentada, foram analisados por uma Comissão de Avaliação, da qual fizeram parte representantes da Sest e membros independentes, como representantes da Brasil Bolsa Balcão, Fundação Dom Cabral, Fundação Getúlio Vargas, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Instituto Brasileiro de Relações com Investidores, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e Universidade de Brasília.