Cerca de R$ 5 milhões estão sendo investidos pela Cemig no desenvolvimento de oito projetos de eficiência energética aprovados por meio de chamada pública realizada no último ano. Os projetos foram selecionados a partir de critérios técnicos e econômicos, descritos em edital, entre mais de 70 inscritos em 2020 e vão beneficiar, principalmente, serviços de saneamento, iluminação pública, hospitais filantrópicos e uma universidade.
A Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética é um dos eixos de atuação do PEE da Cemig é realizada em conjunto com a Agência Nacional de Energia Elétrica. Anualmente, a estatal publica edital para receber inscrições. Desde 2015, já foram aprovados mais de 90 projetos.
A Universidade Federal de Minas Gerais é uma das instituições que apresentaram propostas na chamada pública. A Escola de Veterinária teve o seu projeto aprovado, que contempla a substituição de mais de cinco mil lâmpadas menos eficientes por outras de LED no hospital veterinário, onde são realizados cerca de 35 mil atendimentos por ano.
Somente em 2020, o PEE da Cemig investiu cerca de R$ 50 milhões em diversos projetos no estado em todos os seus eixos de atuação. Além do desenvolvimento dos projetos da chamada pública, possui outros cinco subprogramas: Cemig nas Cidades, Cemig nos Hospitais, Cemig no Campo, Cemig nas Escolas e o Cemig nas Comunidades.
A iniciativa tem o objetivo de combater o desperdício de energia elétrica por meio da substituição de equipamentos ineficientes por outros mais eficientes e da introdução de medidas educativas para reduzir o desperdício e o valor da conta de energia.