Ministros participam de evento sobre politicas e regulação de RSU

Ministro do Meio Ambiente destacou que a medida é importante para redução do metano na atmosfera

Os ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e de Meio Ambiente, Joaquim Leite, vão participar no próximo dia 8 de dezembro de seminário da Aneel sobre politicas públicas e aspectos regulatórios da contratação de energia produzida a partir de resíduos sólidos urbanos. “Temos o acordo do metano, que foi feito durante a conferencia (COP26), e nós vamos transformar aquilo que é resíduo, que era lixo, em energia, evitando metano na atmosfera” afirmou Leite nesta sexta-feira, 3.

Os titulares do MME e do MMA participaram da cerimônia de plantio da 24ª milionésima árvore na margem brasileira da usina de Itaipu Binacional, quando destacaram o trabalho integrado dos dois ministérios.

“Não é a primeira vez que estamos juntos. Estaremos na próxima semana juntos também, porque realizamos o primeiro leilão de geração de energia de resíduos sólidos. E vamos lá ver a regulamentação disso”, afirmou Albuquerque. A geração de energia a partir de resíduos urbanos entrou esse ano no leilão de energia nova A-5.

Bento Albuquerque destacou no evento de Itaipu que a primeira árvore foi plantada antes da primeira unidade geradora da usina entrar em operação. Isso mostra, segundo ele, que a preocupação do Brasil com a sustentabilidade ambiental já existia há mais de 50 anos, quando a usina foi idealizada.

Usando o mesmo argumento, Leite acrescentou que o mundo sonha ter uma matriz energética como a brasileira daqui a 50 anos. Para o ministro, Itaipu é um exemplo do desafio superável de produzir energia renovável, tendo recomposição florestal.

(Nota da Redação: matéria atualizada às 19:50 horas do dia 03 de dezembro de 2021 para adequação de título e primeiro parágrafo)