A Engie Brasil Energia abriu Chamada Pública e vai destinar R$ 4 milhões para financiamento de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento com o tema “Impactos das mudanças do clima e do uso da terra no setor elétrico brasileiro”. Os projetos serão executados no âmbito do Programa de P&D Aneel, com previsão para início de execução em março de 2022. As inscrições são gratuitas e realizadas online até 9 de janeiro de 2022. Podem se inscrever pesquisadores e profissionais de áreas relacionadas aos temas propostos vinculados a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação, incluindo universidades, além de startups e empresas especializadas. O edital e mais detalhes sobre a elegibilidade dos projetos estão disponíveis no site da Engie.
A pesquisa proposta deve ser original e inédita, ou seja, com tema nunca publicado em periódicos, eventos ou estudos disponíveis no mercado de consultoria, seja de autoria da entidade executora ou não. As linhas de estudo sugeridas são: 1) paleoclimatologia; 2) mudanças futuras nos padrões atmosféricos e oceânicos que atuam no continente sul-americano e afetam as fontes de energia renováveis; 3) quantificação das fontes de umidade para as regiões hidrográficas de relevância na produção de energia; 4) modelagem climática regional com aplicação à previsibilidade de eventos significativos (estiagens); 5) quantificação dos efeitos das mudanças da cobertura do solo nas componentes do ciclo hidrológico regional. Todas com foco nos impactos para o setor elétrico no Brasil e América do Sul nas próximas décadas.
Essa é a primeira vez que a Engie abre uma chamada pública para financiamento de projetos de P&D. De acordo com Mario Cusatis, gerente de Gestão de Renováveis da emprea, a inovação e a tecnologia são ferramentas fundamentais para tornar o setor mais eficiente, acelerar a transição energética e solucionar problemas futuros. Para ele, diante do cenário atual, entender as mudanças climáticas é essencial para pensar o futuro da geração de energia da qual toda a sociedade depende.