Aneel estabelece montante anual energético para Itaipu

Regulador também homologou as cotas-partes e os montantes mensais de potência contratada da binacional a serem repassados às concessionárias do Sul, Sudeste e Centro-Oeste em 2022

A diretoria-geral da Aneel estabeleceu as cotas-partes e os montantes anuais de energia elétrica, além dos montantes mensais de potência contratada da hidrelétrica de Itaipu, que deverão ser repassados às concessionárias de distribuição de energia elétrica das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste em 2022.

O montante de energia elétrica a ser disponibilizado pela Binacional ao Brasil no ano que vem corresponde à 6.495 MW médios, cabendo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE referenciar os valores ao ponto de conexão da UHE Itaipu ao Sistema Interligado Nacional (SIN), em conformidade com as Regras de Comercialização.

Vale lembrar que o Ministério de Minas e Energia estabeleceu o valor de garantia física da hidrelétrica em 7.772,9 MWmédios na barra de saída do gerador, sendo esse dado considerado no cálculo acima. Para conferir os demais valores por distribuidora, acesse os anexos após o voto da pauta.