Estão abertas as inscrições para a primeira turma de pós-graduação em nível de especialização lato sensu em Proteção de Sistemas Elétricos, oferecido pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) em cooperação com o Operador Nacional do Sistema Elétrico.
O curso tem como objetivo central capacitar profissionais do setor elétrico sobre um tema estratégico para todos, e será oferecido em modalidade híbrida, iniciando em fevereiro de 2022, com duração até dezembro do mesmo ano, com carga horária total de 480 horas. De fevereiro a junho, as aulas terão formato online (ao vivo), com interação entre professores e alunos. De julho a dezembro, os encontros acontecerão nas instalações do IME, no Rio de Janeiro.
Para Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do ONS, este curso possui relevância estratégica para os profissionais do setor elétrico por envolver questões diretamente relacionadas com a segurança operativa do Sistema Interligado Nacional (SIN) e por estar alinhado às tecnologias emergentes no tema. De acordo com o General de Brigada Engenheiro Militar Juraci Ferreira Galdino, comandante do IME, o Instituto vem cooperar com o ONS para o aumento da segurança e da resiliência do SIN, infraestrutura crítica e estratégica para o Brasil, emprestando sua tradição secular na formação e aperfeiçoamento de recursos humanos de qualidade para esse novo curso. Para saber mais detalhes e realizar as inscrições, os interessados podem acessar: http://pgpse.ime.eb.br/