A primeira termelétrica a usar gás natural do gasoduto Brasil-Bolívia, a UTE William Arjona (MS – 177 MW), foi mais uma a viabilizar contratos no leilão de reserva de capacidade realizado no dia 21 de dezembro. O novo contrato terá início em 1º de julho de 2026 e valerá por 15 anos. Dessa maneira, a UTE tem previsão de receita fixa de quase R$ 120 milhões ao ano. De acordo com Luiz Fernando Leone Vianna, presidente da Delta Geração, a empresa está se firmando como uma geradora de energia no setor e vai continuar em busca de oportunidades, prospectando novos projetos, para assim poder contribuir ainda mais com o mercado.
A potência injetada da usina é de 166,3 MW, enquanto a garantia física é de 11,4 MW med. O preço da potência ficou em R$ 877,7 mil / MW.ano. Após quatro anos sem operação, a UTE William Arjona foi reativada em julho de 2021. A usina pode abastecer mais de 50% da capital do Mato Grosso do Sul e fica conectada a Subestação Imbirussu.
A UTE William Arjona atua na forma merchand. É acionada pontualmente, conforme condições do sistema elétrico e viabilidade de custos e receitas para a geração. Nessa condição, durante a crise energética que o país está passando, a UTE pôde contribuir para o seu abrandamento. Com a vitória no leilão, a UTE William Arjona passa a ter contrato firme com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e por 15 anos estará disponível para as necessidades do Operador Nacional do Sistema.