A Energisa inaugurou uma fábrica dos religadores monofásicos em Atibaia (SP), em parceria com a HartBR, desenvolvedora do equipamento e responsável pela sua fabricação e comercialização. O empreendimento é resultado de um projeto de pesquisa que criou um novo modelo de religador. Os equipamentos diversificaram os negócios da Energisa. A empresa utiliza os religadores em suas distribuidoras e passou a comercializá-los para outras concessionárias que atuam nos mercados brasileiro e estrangeiro.
De acordo com a companhia, o projeto foi desenvolvido com tecnologia de ponta. O religador Rocket 1 é o primeiro produto comercial da Energisa criado a partir de recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel. O novo equipamento tem por objetivo proteger o sistema elétrico, ao isolar trechos onde ocorreu a falta de energia de outros pontos da rede, e permitir, assim, o fornecimento do serviço nestas outras áreas. Desta forma, a instalação dos religadores melhora a qualidade da prestação do serviço de distribuição de energia para os clientes. Adicionalmente, sua aplicação garante a melhoria dos indicadores de continuidade do serviço na faixa de 60% a 70% nos pontos onde ele é instalado.
A Energisa destaca ainda que o modelo desenvolvido também tem outras vantagens: é disruptivo em relação aos disponíveis no mercado, principalmente, ao possibilitar a operação remota por meio de um rádio embarcado no próprio equipamento, sem a necessidade de utilizar nenhum componente adicional instalado no poste. Além disso, armazena energia em super capacitores que, diferentemente de baterias, foi projetado para ter o mesmo tempo de vida útil do equipamento e não requer substituições periódicas. Estas duas características reduzem consideravelmente os custos de manutenção a ser realizada pelas concessionárias.