A Cemig realizou no ano de 2021, no Sul de Minas Gerais, um plano de investimentos no valor de R$376 milhões, que contou com a construção de novas subestações e ampliação de instalações já existentes. Duas importantes etapas desse plano foram concluídas, com a expansão da Subestação Andradas e a instalação de mais um transformador na subestação de Alfenas.

A ampliação da subestação de Alfenas vai impactar diretamente na vida de mais de 100 mil pessoas, principalmente nas cidades de Alfenas e Areado. A obra é importante para garantir a qualidade da energia. O empreendimento vai possibilitar o aumento da geração de energia da PCH Poço Fundo de 9,6 MW para 30 MW. E pensando nesse aumento a Cemig também investiu aproximadamente R$11 milhões na instalação do autotransformador de 33 MVA na Subestação Alfenas.

Já a subestação Andradas, situada na região de Poços de Caldas, teve finalizada a etapa de expansão, o que já está contribuindo diretamente a qualidade de vida de aproximadamente 50 mil pessoas. Assim como as novas instalações em Alfenas, todos os equipamentos contam com o novo sistema de automação de subestações, o que permite aos operadores realizarem, à distância, as intervenções necessárias nos equipamentos.