Foi assinado no último dia 30 de dezembro de 2021, de modo definitivo, o acordo de Reorganização Societária e Investimento entre Votorantim e Canada Pension Plan Investment Board e como interveniente anuente, a VTRM, que deverá integrar as participações na Cesp, ativos eólicos, participações acionárias da Votorantim Energia em hidrelétricas e Votorantim Comercializadora, além de projetos de expansão em desenvolvimento. A operação havia sido anunciada em outubro de 2021 e o Cade deu o aval no começo de dezembro.
A reorganização quer consolidar investimentos no setor dos acionistas controladores, incluindo a realização de contribuições de ativos e de caixa para a VTRM. Com a efetivação da operação, a Cesp passará a ser subsidiária integral da VTRM e ocorrerá o resgate das ações preferenciais e a listagem da VTRM no segmento especial de listagem do Novo Mercado da B3.
A nova VTRM nasce com 2,3 GW de capacidade instalada hídrica, com mais de 60% da energia contratada até 2032. Na parte eólica, são 974 MW, com 31 parques e 85% da energia contratada até 2032 em leilões de Aneel. Simulando os resultados das empresas em 2020, a VTRM teria uma receita líquida de R$ 5,8 bilhões em 2020 e um Ebitda de R$ 1,4 bilhão