Votorantim e CPP Investment assinam acordo final para reorganização societária

Acordo fará com que Cesp seja subsidiária integral da VTRM

Foi assinado no último dia 30 de dezembro de 2021, de modo definitivo, o acordo de Reorganização Societária e Investimento entre Votorantim e Canada Pension Plan Investment Board e como interveniente anuente, a VTRM, que deverá integrar as participações na Cesp, ativos eólicos, participações acionárias da Votorantim Energia em hidrelétricas e Votorantim Comercializadora, além de projetos de expansão em desenvolvimento. A operação havia sido anunciada em outubro de 2021 e o Cade deu o aval no começo de dezembro.

A reorganização quer consolidar investimentos no setor dos acionistas controladores, incluindo a realização de contribuições de ativos e de caixa para a VTRM. Com a efetivação da operação, a Cesp passará a ser subsidiária integral da VTRM e ocorrerá o resgate das ações preferenciais e a listagem da VTRM no segmento especial de listagem do Novo Mercado da B3.

A nova VTRM nasce com 2,3 GW de capacidade instalada hídrica, com mais de 60% da energia contratada até 2032. Na parte eólica, são 974 MW, com 31 parques e 85% da energia contratada até 2032 em leilões de Aneel. Simulando os resultados das empresas em 2020, a VTRM teria uma receita líquida de R$ 5,8 bilhões em 2020 e um Ebitda de R$ 1,4 bilhão