A transportadora de gás natural TBG realizará a 2ª Rodada para oferta de capacidade dos Produtos de Curto Prazo para 2022 entre os dias 10 e 26 de janeiro. De acordo com o cronograma, o certame será realizado em três etapas para disponibilizar contratos de entrada e saída trimestrais, mensais e diários.

Na primeira fase estarão disponíveis os contratos trimestrais, com vigências previstas para o segundo, terceiro e quarto trimestres deste ano. O período entre os dias 10 e 14 de janeiro compreende desde a publicação da capacidade disponível até a assinatura do contrato.

A modalidade mensal de contrato será ofertada entre os dias 17 e 21 de janeiro, com a aquisição do produto compreendendo o período entre fevereiro e dezembro deste ano. Os produtos diários, para contratos com período operacional em fevereiro, serão liberados entre os dias 24 e 26 de janeiro.

Caso haja necessidade de contratação imediata de produtos Diários, o Portal de Oferta de Capacidade (POC) permite a solicitação com apenas um dia de antecedência. Essa solicitação e contratação do produto Diário acontecem nas primeiras horas do dia. Uma vez contratada a capacidade, a requisição de transporte pode ser feita para o dia seguinte pelo cliente. Os carregadores interessados poderão solicitar a contratação da capacidade de um ou mais produtos, por ponto de entrada e/ou zona de saída, conforme seus interesses.

Vale lembrar que as contratações de todos os Produtos de Curto Prazo da TBG (trimestral, mensal e diário) devem ser feitas por meio do POC, que desde agosto de 2021 tornou-se a primeira Plataforma Multitransportadora do país, permitindo a compra não só de produtos e serviços da TBG, como também das transportadoras de gás TAG e NTS.

A transportadora lembra também que está prevista a realização da Chamada Pública para contratação de produtos anuais (CP-03) num horizonte de cinco anos, ainda nos meses de janeiro e fevereiro. Conforme regulação vigente, os contratos anuais a serem firmados terão prevalência sobre os produtos de curto-prazo, caso haja disputa por capacidade de transporte entre os contratos.