O Cepel acaba de validar em campo o sistema IMA-Acústico, um dos seus mais novos produtos na área de gestão de ativos. A solução é voltada ao monitoramento de equipamentos elétricos de alta tensão pela metodologia de emissão acústica, sendo capaz de registrar, processar e apresentar informações sobre a ocorrência de sinais internos em subestações isoladas a gás – SF6.

Os testes foram realizados com apoio de Furnas na SE Grajaú (RJ), de 500kV. A ferramenta integra a linha de produtos IMA, composta pelo já premiado internacionalmente IMA-DP (medição de descargas parciais), pelo IMA-CTD (medição de capacitância e tangente delta), IMA-DP UHF (medição de sinais elétricos em ultra-alta frequência) e o IMA-Gap (medição de entreferro).

Segundo o pesquisador e gerente do projeto, Hélio Amorim, os equipamentos de alta tensão podem apresentar defeitos internos de origem térmica, mecânica ou elétrica, gerando ondas sonoras que se propagam e vão de encontro à parede do equipamento. Com os sensores e um circuito de processamento de sinais é possível transformar o sinal sonoro em elétrico, possibilitando assim sua aquisição e utilização em monitoramento preditivo do equipamento.

“É como se uma pedra fosse jogada em uma piscina. Ela forma ondas que vão fluir em todas as direções até encontrar as bordas da piscina. Com vários sensores espalhados pelas bordas é possível, obtendo o tempo de chegada de cada onda, calcular o ponto exato em que a pedra caiu, no que chamamos de triangulação de sinais”, esclarece o pesquisador.

Amorim ressalta que o Centro atingiu alto grau de maturidade neste ramo de atuação, tendo atualmente poucas empresas no mundo que fornecem soluções do gênero, o que torna o investimento bastante elevado. “O que pretendemos, ao nacionalizar o produto, é além do avanço tecnológico, tornar a solução mais acessível economicamente às empresas, potencializando o seu uso”, completa, acrescentando que em breve o IMA-Acústico também será expandido para o monitoramento de transformadores de potência e reatores.

Além de Hélio Amorim, o pesquisador Daniel Argolo também participou dos testes da solução pelo lado do Cepel. Por Furnas, estiveram presentes Rodrigo Maia, Gabriel Angelo Vieira e Alexander Haquim. A solução já está disponível para comercialização e os interessados em conhecer melhor o sistema, ou realizar testes de avaliação, devem enviar e-mail para dga@cepel.br para mais informações.