A CPFL Energia abriu as inscrições para a Chamada Pública de Projetos (CPP) com propostas de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) sobre aprimoramento de potencial eólico. O prazo para submissão das iniciativas vai até 11 de fevereiro, com os resultados sendo divulgados em março.

O objetivo é buscar um projeto baseado em soluções de Inteligência Artificial capaz de analisar dados de monitoramento dos parques eólicos, identificar fatores causadores de desvios de geração, estudar a ocorrência de falhas nos aerogeradores e desenvolver uma filosofia de manutenção preditiva para as unidades de geração eólica do Grupo.

O edital é destinado a institutos de pesquisa, universidades, startups e empresas de base tecnológica que tenham CNPJ registrado nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.

As propostas serão avaliadas por uma Comissão de Avaliação de Projetos constituída por dois integrantes da equipe do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e por membros de áreas operacionais envolvidas. Os critérios a serem considerados  são: Originalidade, Aplicabilidade, Relevância, Razoabilidade de Custos e Aderência aos Objetivos.