Array conclui compra da STI Norland, criando gigante de rastreadores solares

Operação envolveu valores de US$ 416 milhões para unir as duas empresas

A STI Norland concluiu o processo de venda para a Array Technologies. A transação cria a maior empresa de rastreadores solares do mundo, com capacidade de fabricação e recursos de projeto e engenharia em três continentes, entre eles o sul-americano onde a empresa está estabelecida como líder, com destaque para o mercado solar brasileiro, em rápido crescimento.

De acordo com Javier Reclusa, CEO da STI Norland, a empresa está entusiasmada em ingressar oficialmente na Array enquanto se concentra em fornecer aos clientes tecnologia de ponta e serviço superior. Segundo ele, os produtos complementares e relacionamentos de longa data permitirão que as empresas juntas tragam uma oferta abrangente para o mercado global de rastreadores, fornecendo o menor custo de vida útil de qualquer sistema de rastreador e desempenho excepcional a longo prazo. Com a transação, no valor de aproximadamente US$ 416 milhões, as empresas se unificaram e agora compartilham dos mesmos valores e missão a fim de impulsionar o crescimento e inovação do setor.

Para Brad Forth, presidente do Conselho de Administração da Array, a integração da STI Norland acelera a expansão internacional e atende a crescente demanda por energia solar em escala de utilidade em todo o mundo . O executivo conta que isso vai permitir a consolidação do relacionamento com os principais clientes internacionais e criar acesso a um produto comprovado e de menor custo.

A STI Norland foi fundada em 1996 e está sediada em Pamplona, Espanha, com fábricas na Espanha e no Brasil. Seu sistema de rastreador de duas fileiras é adequado para terrenos irregulares e regiões com requisitos de baixa carga de vento e/ou neve. Com mais de 12 gigawatts de rastreadores instalados ou contratados, a STI Norland é um dos três principais fabricantes da Espanha e detém a posição número um no mercado brasileiro.