Statkraft acerta com Nordex contrato para eólica na Bahia

Morro do Cruzeiro, de 79,8 MW, será capaz de abastecer 190 mil residências por ano

A Statkraft assinou com a fabricante de aerogeradores Nordex contrato para o fornecimento de 14 turbinas eólicas para o projeto eólico Morro do Cruzeiro (79,8 MW), que fica localizado na Bahia. Com o acerto, a empresa está pronta para começar a construção do empreendimento. O complexo vai gerar 386 GWh de energia renovável por ano, o suficiente para abastecer mais de 190 mil residências. A instalação das turbinas em torres de concreto de 120 metros está programada para começar no primeiro trimestre de 2023. As turbinas serão entregues em um modo de operação de 5,7 MW. O pedido também inclui um contrato de serviço Premium de três anos com opção de extensão.

De acordo com a Statkraft, o complexo está sendo implementado conforme rígidos processos de licenciamento e monitoramento ambiental e social. Há áreas fundiárias asseguradas, em regiões sem reassentamento, baixos impactos ambientais e sem impactos para as espécies incluídas na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.

A Nordex fabricará no Brasil as naceles, cubos, pás de rotor e as torres de concreto de 120 metros de altura. O fabricante também acertou pedido de um desenvolvedor no Chile para o fornecimento de 29 turbinas N163/5.X para um projeto eólico de 165 MW, incluindo um contrato Premium Service por um período inicial de dois anos, com várias opções de extensão até 15 anos. A entrega e instalação das turbinas está prevista para o terceiro trimestre de 2022, com o comissionamento das primeiras turbinas planejado para o final desse ano. O cliente e o projeto não foram divulgados.