fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O jornalista Rodrigo Ferreira assumiu a Presidência Executiva da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia nesta segunda-feira, 24 de janeiro, com a missão de capitanear a prioridade de 2022 para a entidade: o ano eleitoral. Na visão do executivo, o momento parece perfeito para explicar à sociedade os benefícios do mercado livre diante do cenário de explosão tarifária que o consumidor cativo terá de enfrentar nos próximos anos.
Ferreira ressaltou que o Brasil praticamente para em ano de sufrágio para discutir temas relevantes. E a energia elétrica tem sido uma pauta cara à sociedade brasileira. “A gente entende que é uma oportunidade muito boa para que se coloque um lupa nesse assunto”, afirmou à Agência CanalEnergia. Ele lembrou ainda que os clientes do ambiente livre enfrentaram a pandemia de Covid e a crise em uma situação melhor que aqueles que estão no mercado regulado.
Independentemente de eleições, no entanto, a Abraceel tem um pauta estratégica para o segmento de comercialização de energia, composta por três temas com pesos semelhantes: abertura de mercado, segurança e formação de preços. Essa tríade foi inclusive o tema da entrevista concedida pelo executivo ao CanalEnergia Entrevista ao lado do agora ex-presidente Reginaldo Medeiros no final do ano passado, quando este último fez um balanço de sua gestão. A íntegra da entrevista está disponível em nosso canal do You Tube, para acessar, clique aqui.
Abertura e aprimoramentos
A entidade está concluindo e deve lançar em fevereiro estudo em parceria com a PSR sobre aprimoramentos nos programas de operação e de formação de preços. O trabalho traz uma série de recomendações, grande parte delas diretamente relacionadas à governança da informação e à transparência.
“A gente acha que tem espaço para que esse assunto evolua ainda em 2022, sobretudo nesses pontos que dizem respeito à governança, à forma como a informação é acessada, divulgada”, explica Ferreira. O executivo lembra que em um cenário com 15 GW de geração térmica, o Preço de Liquidação das Diferenças não pode custar R$ 60.
Outra novidade na Abraceel será lançada na próxima quarta-feira, 26. Será a ferramenta Match da Energia, uma plataforma digital que representa, por meio de indicadores, o alinhamento entre a operação real do sistema elétrico e o resultado dos modelos computacionais. A ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Volt Robotics e antecipada na entrevista do final de 2021.
A associação já entregou no ano passado ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, um calendário de redução das barreiras de acesso ao ambiente livre. Na parte de segurança de mercado, apresentou um estudo sobre monitoramento de alavancagem das empresas, com métricas baseadas em regras internacionais consolidadas sobre o tema.
“O mercado livre já é seguro. Teve Covid e crise hídrica no mercado livre também, mas a gente sobreviveu. Passou por muito menos trauma que o mercado regulado, mas isso não significa que não haja espaço para ajustes.”