PotencializEE abre edital para 90 projetos de eficiência energética em SP

Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ESCOs) terão foco em pequenas e médias indústrias do estado de São Paulo

O Programa Investimentos Transformadores em Eficiência Energética (PotencializEE) abriu licitação para contratar Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ESCOs) visando o apoio a até 90 projetos de eficiência energética em pequenas e médias indústrias do estado de São Paulo. As inscrições vão até 10 de fevereiro.

O escopo da contratação de serviços inclui a apresentação de diagnósticos energéticos, levantamento de dados e oportunidades, elaboração de ações de eficientização, além da medição e verificação de economia com subsídios e apoio do Fundo Garantidor previsto pelo programa, com liberação de R$ 49 milhões para facilitar a obtenção de créditos.

A definição do fundo está sendo tratada junto com o banco estadual Desenvolve SP (DSP) e visa reduzir as exigências de garantia de crédito para PMEs industriais e ESCOs na região, destravando investimentos e melhorando as condições de financiamento para tais projetos. Já os subsídios estão previstos para até 15 iniciativas do edital.

O PotencializEE é uma iniciativa de cooperação Brasil-Alemanha e opera por meio de parcerias estratégicas nos segmentos energético, financeiro e industrial, entre elas com a Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco). Os projetos apresentados pelas ESCOs também devem contribuir para a redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE) no setor industrial, além dos benefícios econômicos, financeiros e sociais.