PSR fornece modelos computacionais para Operador do México

Softwares serão utilizados para coordenação integrada entre energia hidrotérmica e renovável de médio e curto prazo

A PSR firmou contrato com o Centro Nacional de Control de Energía do México (Cenace) como provedora de modelos computacionais para o planejamento da expansão e operação do país. Os programas serão utilizados para a coordenação integrada hidrotérmica e renovável de médio e curto prazo, considerando incertezas nas afluências, na produção de fontes renováveis como eólica e solar, na demanda de energia, preços de combustíveis e outros.

Os softwares representam em detalhe os requisitos operativos fundamentais para o sistema mexicano, como representação subhorária da operação, commitment das usinas térmicas, limites na variação da geração, conhecido como rampas, além das reservas operativas dinâmicas para acomodar a variabilidade da produção renovável.

A suíte de modelos adquirida pelo Cenace inclui os modelos SDDP (planejamento da operação de médio e longo prazo), NCP (planejamento da operação de curto prazo), OptGen (planejamento da expansão da geração e interconexões) e NetPlan (planejamento detalhado da expansão da transmissão).

O diretor executivo da PSR, Raphael Chabar, disse que a empresa cumpriu todas as exigências técnicas e legais rigorosas durante o processo de seleção e contratação, destacando que a celebração do contrato representa um marco importante para a consolidação de seu trabalho no México, onde atua como consultoria de diversos investidores internacionais e locais, além de bancos.

A contratação também inclui treinamento completo e avançado da equipe de engenheiros e consultores do Cenace. Durante a primeira etapa, ministrada em dezembro de 2021, os especialistas da PSR apresentaram à equipe do órgão mexicano os conceitos teóricos das metodologias, além dos aspectos práticos para o uso das ferramentas.