fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Associação Brasileira das Comercializadoras de Energia lançou nesta quarta-feira, o Match da Energia, uma ferramenta desenvolvida pela Volt Robotics para dimensionar a operação real e o resultado calculado pelos modelos oficiais. Quanto mais alto for o ‘match’, maior será a otimização do sistema e menor será o preço da energia para o consumidor.
De acordo com o presidente executivo da Abraceel, Rodrigo Ferreira, a solução está inserida no planejamento estratégico da entidade a partir dos temas da formação de preços e da abertura de mercado. “O match tem como objetivo mensurar o desacoplamento. Ele evidencia e localiza onde estão as maiores discrepâncias. É uma ferramenta riquíssima”, explica.
Ferreira destaca que a solução não busca apontar erros ou culpados pelos eventuais descasamentos, mas sim mensurar a imperfeição. Ele lembra que o despacho térmico está na ordem de 15 GW com UTEs de R$ 1.000/ MWh, mas o PLD está em cerca de R$ 60/ MWh . “Algo está errado. Quando analisamos a geração hidrelétrica e termelétrica há um grande desacoplamento entre aquilo que sai no preço e o que é planejado para o Sistema Interligado Nacional” avalia.
Os cálculos dos desvios são realizados de forma absoluta por usina e por hora para a geração hidrelétrica e termoelétrica. Para a geração eólica e para o consumo, os cálculos dos desvios são realizados de forma absoluta por submercado e por hora.
O termo ‘match‘ vem dos aplicativos de relacionamento, usado quando duas pessoas combinam ou se aproximam. Na ferramenta da Abraceel, ela indica o nível de aproximação entre o real e planejado.
Segundo Donato da Silva Filho, diretor geral da Volt Robotics, o preço refletir a operação é muito relevante para a modernização do setor. Quando há o match entre operação e preço, é possível pensar em produtos. No pico de consumo, com preços melhores, pode haver a oferta de produtos com preços diferenciados. Ao identificar as diferenças, é possível atacar o problema na sua raiz. “O objetivo do match é auxiliar na formação do preço nos mecanismos que existem “, afirma.
A qualidade dos dados foi o maior desafio para o desenvolvimento. Havia desencontro de informações, o que influenciaria no resultado. O diretor geral da Volt salienta que houve grande interação com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, que respondeu rapidamente. Ele também cita quantidade de dados disponíveis a serem organizados e usados, o que demandou a adoção de algoritmos . “O maior desafio foi como montar a estrutura de dados e algoritmos para que a ferramenta fosse responsiva”, enfatiza.
Ainda de acordo com o presidente da associação, o Match da Energia teve ótima receptividade entre as autoridades do setor, como CCEE, Aneel, EPE e ONS. Segundo ele, há uma forte sintonia entre a solução e a formação do preço. A ferramenta pode ser utilizada por qualquer tipo de usuário em qualquer lugar. Usuários poderão se cadastrar para receber novidades sobre os dados aferidos pela solução.