O Governo de Minas e a Atlas Renewable Energy assinaram um protocolo de intenções para a construção de três usinas solares na cidade de Pirapora, no Norte do estado. As novas unidades preveem cerca de 239 MWp de potência e devem  gerar cerca de 1,2 mil empregos na região durante a fase de implantação. A expectativa da empresa é que o complexo Lar do Sol entre em operação em junho de 2022.

Em novembro de 2021, Minas Gerais alcançou a marca histórica de 2 GW em operação da fonte solar, somando os valores de geração centralizada e distribuída. Segundo a Absolar já são 1,4 GW de potência instalada em GD, colocando o estado na liderança brasileira no setor, com 17,5% da geração nacional.

No mesmo mês o Governo de Minas publicou o Decreto nº 48.296/2021 que concede isenção do ICMS nas operações de importação de equipamentos e componentes para a geração de energia solar e eólica. A medida garante aos projetos instalados em território mineiro acesso a bons fornecedores de componentes, além dos que já existem no estado, melhorando a competitividade nesse mercado.