A Neoenergia incorporou a Solução Mobile Inspeção e Comissionamento (SMIC) na manutenção dos seus ativos de Transmissão. A ferramenta, instalada em tablets distribuídos entre as equipes de campo, permitirá o registro das atividades do segmento em tempo real, sendo um aplicativo desenvolvido com integração ao sistema já utilizado para controle e gestão dos ativos, o SAP módulo PM (Plant Maintenance).
Entre os recursos disponíveis estão abertura e encerramento de notas de manutenção e comissionamento, coleta de informações de operação, preenchimento de checklists e registro da Análise Preliminar de Riscos (APR). Com base nessas informações é possível acompanhar as atividades de forma mais rápida, reduzindo o tempo de trabalho de quatro horas para meia. Antes elas eram registradas em papel e posteriormente digitalizadas.
“Ganhamos também mais assertividade e rastreabilidade das informações, diminuímos os erros e ainda ajudamos o nosso meio ambiente reduzindo o consumo de papel”, complementa o superintendente de Operação e Manutenção em Transmissão da Neoenergia, Carlos Eduardo Begosso.
A plataforma também é utilizada para atender ao Sistema de Gestão Geoespacializada da Transmissão (GGT), processo controlado pela Aneel para cumprimento da exigência regulatória de manutenções preventivas das faixas de servidão – áreas no entorno das linhas de transmissão onde as construções não são permitidas.
A partir do SMIC os técnicos conseguem tirar as fotos necessárias para comprovar as inspeções, que são enviadas automaticamente com as marcações de data, hora e coordenada geográfica. As atividades têm o objetivo de manter a limpeza das faixas de segurança, reduzindo os riscos de desligamentos das linhas por queimadas e incêndios.
Os tablets podem ser utilizados mesmo em áreas remotas, com dificuldades de conexão. O sistema SMIC opera offline e após o técnico retornar a uma área com acesso à internet, os dados registrados são enviados ao SAP, que registra as tarefas executadas.
A Neoenergia também afirmou que utiliza outras tecnologias nos processos de operação e manutenção de seus ativos de Transmissão. Um exemplo são os dispositivos de realidade aumentada adquiridos para auxiliar em fiscalização de serviços, manobras e inspeção de equipamentos e treinamentos, entre outras funcionalidades.
Durante um dos períodos mais críticos da pandemia, em julho de 2020, esses dispositivos permitiram o comissionamento de equipamentos importados para iniciar a operação da subestação Biguaçu (SC). O uso dessa ferramenta foi estendido também para as atividades da distribuição, com o ClickSoftware roteirizando de forma automatizada as atividades diárias das equipes para atendimentos emergenciais, comerciais e preventivos.