O governo publicou decretos nesta segunda-feira, 31 de janeiro, designando os servidores Luiz Henrique de Oliveira Bispo, Claudio Jorge Martins de Souza e Marina Abelha Ferreira para compor a lista de substituição da diretoria colegiada da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Eles serão, respectivamente, primeiro, segundo e terceiro substitutos.
Na última sexta-feira, 28, um manifesto assinado por 32 entidades cobrou a recomposição do quadro de diretores efetivos da ANP, que funciona atualmente com apenas dois titulares. Existe uma vaga de diretoria em aberto na agência e outras duas com diretores provisórios.
As entidades empresariais que assinam o documento lembram que a autarquia está em um momento de regulamentação do novo marco legal do gás. E que, nesse cenário, qualquer decisão importante pode ser fragilizada ou adiada, o que reforça a urgência das indicações de diretores titulares para os cargos ainda vagos, assim como a rapidez na sabatina que será feita pelo Senado.