O conselho da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica anunciou o nome de Pedro Drummond, da empresa RH Renováveis, como novo coordenador no estado de São Paulo. Segundo a Absolar, a proposta da entidade com os coordenadores estaduais é reforçar a colaboração regional no desenvolvimento de políticas públicas e programas privados na área de energia solar, no sentido de promover o crescimento econômico e sustentável nos estados e, ao mesmo tempo, ampliar o mercado fotovoltaico de forma pulverizada no País. O novo representante integra a lista de coordenadores estaduais presentes no Acre, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
A energia solar no estado de São Paulo possui atualmente uma potência instalada de 1,6 GW, somando as grandes usinas solares e os pequenos e médios sistemas de geração própria em telhados, fachadas e terrenos. Desde 2012, o setor solar fotovoltaico já gerou mais de 49,4 mil empregos acumulados, com investimentos da ordem de R$ 8,5 bilhões e uma arrecadação aos cofres públicos de R$ 1,9 bilhão. Somente na geração própria de energia solar, o estado de São Paulo já superou a marca de 1 GW instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos, informou mapeamento feito pela Absolar.
A perspectiva de crescimento da energia solar no estado paulista ganhou, no último mês, um novo impulso. A Absolar e a Agência Paulista de Promoção de Investimento e Competitividade (InvestSP) assinaram acordo de cooperação para acelerar a fonte solar na região, atrair novos investimentos, gerar mais empregos e renda para a população e estimular o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios para empreendedores, além de ampliar o acesso da tecnologia fotovoltaica aos consumidores residenciais, setores produtivos, agronegócio e setor público no estado de São Paulo.