A Celg Participações assinou um contrato para construção de uma usina fotovoltaica de 5 MW, no município de Cachoeira Dourada, na divisa entre o Sul de Goiás com Minas Gerais. A construtora Lotus Ict Empreendimentos venceu o processo licitatório e terá 30 dias para instalar o canteiro de obras. A previsão é de energizar a usina em setembro deste ano.
O projeto contempla as placas fotovoltaicas bifaciais com trackers, dispositivos que alteram a posição dos módulos ao longo do dia. A energia produzida não será usada diretamente mas injetada na rede, o que permitirá a sua utilização no Sistema de compensação de Energia junto à distribuidora local para compensar o consumo pelos órgãos e secretarias de Goiás.
A planta vai ocupar uma área de 120 mil m² em solo, de propriedade da CelgPAR. No período da construção, a empresa prevê a geração de 200 empregos diretos. O projeto faz parte do Programa de Eficiência do Estado de Goiás, que visa transformar todos os órgãos públicos estaduais autossuficientes no consumo de energia elétrica.
A meta inicial é chegar a 15 MW, com a UFV de Cachoeira Dourada sendo a primeira etapa. Estão em fase de licitação uma usina na Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) e outra na Universidade Estadual de Goiás (UEG), com licitação marcada para a próxima terça-feira, 8 de fevereiro.