A State Grid Brazil Holding (SGBH) concluiu a captação de recursos por meio da emissão de títulos verdes pela controlada Silvânia Transmissora de Energia (STE), totalizando R$ 235 milhões. A operação, que acontece com taxa de CDI + 1,40% ao ano e vencimento em janeiro de 2025, foi coordenada pelo Banco BTG Pactual e está alinhada a segunda opinião e futuro acompanhamento pela SITAWI Finanças do Bem, um dos principais verificadores externos do setor.

Essa é a primeira emissão de debêntures da mais recente SPE criada pela SGBH. Os recursos serão destinados ao projeto composto pela subestação Silvânia e implantação da linha em 500 kV Silvânia-Trindade, além do seccionamento das LTs Samambaia-Emborcação C1 e Samambaia-Itumbiara C1, dentre outras instalações destinadas a atender a região central de Goiás.

A concessão, com prazo de operação de 30 anos, teve seu contrato formalizado pela companhia chinesa em maio de 2021, como resultado do leilão 01/2020 da Aneel. As obras envolvem investimentos estimados de R$ 476 milhões com prazo de implantação de até 36 meses e expectativa de geração de cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos na região, também prevendo a contratação de bens e serviços locais.