O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico estabeleceu um novo limite para o despacho adicional de energia térmica para atendimento ao Sistema Interligado. A geração termelétrica total, somando as usinas acionadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico e a energia importada da Argentina e do Uruguai, não vai ultrapassar 10 mil MWmédios.

A decisão do CMSE foi tomada na reunião mensal do colegiado, realizada nesta quarta-feira, 2 de fevereiro. O Comitê determinou que serão acionadas apenas usinas com Custo Variável Unitário até R$ 600,00/MWh.

Em dezembro, o CMSE já tinha limitado a geração termelétrica a 15 mil MWmédios ao longo do mês, com prioridade para usinas mais baratas. O limite para o custo de contratação de energia térmica adicional destinada aos subsistemas sudeste/centro-oeste e sul foi estabelecido em R$ 1.000,00 / MWh.

O Ministério de Minas e Energia informou em nota que a decisão de ontem levou em conta a continuidade da recuperação dos armazenamentos de reservatórios importantes de usinas hidrelétricas, o atendimento aos usos múltiplos da água e as incertezas associadas à evolução da estação chuvosa em 2022. A nota cita como exemplo o reservatório de Furnas, que atingiu a cota de 762,0 m, permitindo o uso múltiplo das águas e o turismo na região.

O volume do reservatório equivalente do Sistema Interligado atingiu 49,4% no final de janeiro, volume 5,1 pontos porcentuais acima do previsto no inicio do mês. Para fevereiro, é esperado entre 55,2% e 60,6% da capacidade total. No mesmo mês de 2021, o SIN registrou armazenamento de 38,3%, considerando o volume de todos os reservatórios.

O ano começou com uma melhora nas afluências (mais água chegando aos reservatórios), principalmente, nas regiões Sudeste, Nordeste e Norte. A carga do sistema cresceu 2,1%, em relação a dezembro de 2021. Comparada a janeiro do ano passado,  ela teve redução de 0,7%.

De acordo com a nota do CMSE, no cenário menos conservador traçado pelo ONS o acréscimo de energia projetado para o período de fevereiro a julho de 2022,  com a melhora do quadro hidrológico, é de cerca de 10 GWmed. Para este mês é esperado acréscimo de 4,5% na carga de energia elétrica em relação a janeiro.