A EDP SP vem atuando fortemente no combate as fraudes de energia, popularmente conhecidas como “gato”. Essas irregularidades expõem o responsável e terceiros a sérios riscos, como choques elétricos, curto circuitos e até incêndios, além de acarretar prejuízos para toda sociedade.
Segundo a distribuidora, por meio do trabalho de fiscalização realizado foram identificadas 4.322 irregularidades de energia em residências, comércios e indústrias na região. A energia recuperada pela EDP, 18 mil MWh, é o suficiente para abastecer a cidade de Guararema por um mês. Após o flagrante, o responsável pelo local é convidado a participar da apuração da energia furtada junto dos técnicos especialistas da empresa e, conforme regras da Aneel, é realizado a cobrança de todo o valor não faturado durante o período do furto.
A tecnologia é parte essencial no trabalho de combate às fraudes. Por meio de uma central integrada de monitoramento remoto e ferramentas de modelagem estatística, a companhia identifica com mais precisão as inconsistências na medição dos clientes, com alertas e mapeamento de suspeita de irregularidades e dessa forma realiza inspeções em campo em toda área de Concessão, com equipes especializadas, munidas de equipamentos de última geração. Com isto, uma em cada três inspeções realizadas em Guarulhos houve identificação de irregularidade na medição.