A agência de classificação de risco Fitch Ratings reafirmou o rating em escala nacional da Alupar Investimento e de suas emissões de debêntures em “AAA” (bra), além da escala internacional para moeda estrangeira em “BB” e para moeda local em “BBB-“. A perspectiva é estável na escala nacional e negativa para internacional, refletindo a perspectiva do rating soberano do Brasil.

Para a Fitch a manutenção reflete o baixo risco dos negócios da companhia, associado à combinação de suas operações nos segmentos de transmissão e de geração de energia elétrica, assim como a positiva diversificação de sua base de ativos, o que dilui os riscos operacionais e regulatórios. Ao todo são 7.929 km em linhas de transmissão e 821 MW de potência em geração.

O relatório também destaca que a alavancagem consolidada da empresa deve diminuir gradativamente se nenhum novo projeto for adicionado. A avaliação considera que o atual portfólio em construção deve fazer a Alupar retornar a índices de crédito historicamente conservadores após aumento pontual da alavancagem líquida do grupo durante o forte ciclo de investimentos em 2019-2021. Isso se deve principalmente ao crescimento associado na geração operacional de caixa a partir de 2021 e menores investimentos.

O gerente de RI da Alupar, Luiz Coimbra, destacou a importância da reafirmação do rating, afirmando que o resultado desde fevereiro de 2018 reforça a disciplina financeira e diferencia a companhia no mercado de dívida local. “Permite acesso a diversas fontes de financiamentos, com as melhores taxas disponíveis, além de manter uma estratégia de crescimento sustentável e geração de valor para os acionistas”, pontua.

Destacando-se como uma das mais importantes empresas do setor de energia do Brasil, com 7.929 km de linhas de transmissão e 821 MW de capacidade instalada, a Alupar reafirma seu compromisso de atuar com as melhores práticas de ESG e com constante aperfeiçoamento de seu modelo de gestão e implantação de projetos.