A Romagnole Produtos Elétricos anunciou na última sexta-feira, 4 de fevereiro, que adquiriu o controle acionário da Lupa Tecnologia e Sistemas. O negócio foi efetivado em dezembro, mas só agora, com a conclusão dos trâmites burocráticos, o assunto foi tornado público pela diretoria.
De acordo com a presidência da Romagnole, a operação está alinhada com o planejamento estratégico da companhia. Prestes a completar 60 anos de fundação, nos últimos anos a Romagnole vem investindo continuamente em inovação e tecnologia para atender às novas demandas e segmentos dentro do setor elétrico. Ao incorporar a Lupa Tecnologia, a empresa reforça sua estratégia de oferecer soluções para os mercados de eficiência energética, renováveis, planejamento e operação de sistemas elétricos, supervisão, controle e proteção de redes. Essas soluções contribuem para a melhoria da qualidade e confiabilidade dos serviços de energia elétrica oferecidos à sociedade.
A Lupa, que fica sediada na cidade de Juiz de Fora (MG), atua no desenvolvimento de tecnologias e sistemas para proteção, automação, manobra e comunicação em redes de distribuição de energia elétrica. A empresa nasceu no ano de 2002 em uma incubadora de base tecnológica do CRITT, da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Em seus 20 anos de história, o empreendimento participou de vários editais de fundos de fomento para P&D e recebeu diversas premiações. Entre as soluções desenvolvidas e comercializadas pela empresa estão os controles Altere, utilizados nos religadores e chaves LBS que são produzidos pela Romagnole e aplicados pelas concessionárias de energia em redes smart grid.