O edital do leilão de energia nova A-4 de 2022 vai entrar em consulta pública na próxima quinta-feira, 10 de fevereiro. O certame está marcado para 27 de maio e é destinado a contratar energia elétrica de empreendimentos de geração de fontes eólica, solar fotovoltaica, hídrica e termelétrica a biomassa para entrega a partir de janeiro de 2026.
A Agência Nacional de Energia Elétrica vai receber contribuições por meio eletrônico até 28 de março. Serão negociados contratos por quantidade com duração de 15 anos para projetos eólicos e solares e de 20 anos para centrais geradoras hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas e usinas hidrelétricas até 50 MW.
Para térmicas a biomassa a oferta é para contratos de 20 anos na modalidade disponibilidade. Estão incluídos nessa classificação empreendimentos que utilizem como combustível principal biomassa composta de resíduos sólidos urbanos (RSU), biogás de aterros sanitários, biodigestores de resíduos vegetais ou animais, ou de estações de tratamento de esgoto.
A Empresa de Pesquisa Energética recebeu a inscrição de quase 1.900 projetos com aproximadamente 75 GW de capacidade instalada. São 1.263 na fonte solar, com 51,8 GW; 542 em eólicas, com 21,4 GW; 60 usinas hidráulicas, com 1 GW; e 29 a biomassa, também com 1 GW.
As distribuidoras terão de apresentar suas declarações de necessidade de compra de 7 a 16 de março.