O Portal Solar registrou em janeiro 19 novos franqueados, esse número corresponde a um novo entrante por dia útil no período. O crescimento foi da ordem de 15% no primeiro mês do ano, saltando de 126 unidades em dezembro de 2021 para 145. Os novos parceiros de negócio estão em Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Pinhais e Maringá (PR), Parauapebas (PA), Alagoinhas (BA), São Paulo (Capital), Rio de Janeiro (RJ), Caraguatatuba (SP), Porto Velho (RO), Florianópolis (SC) e Fortaleza (CE).
De acordo com o CEO do Portal Solar, Rodolfo Meyer, os constantes aumentos na conta de luz têm levado milhares brasileiros a adotar a “estratégia solar” para aliviar o orçamento familiar ou aumentar a competitividade empresarial. Segundo ele, a popularização da tecnologia tem alavancado o mercado de franquias no Brasil.
A empresa explica que as taxas de franquia partem de R$ 35 mil no modelo home-based. Essa modalidade permite que novos empresários entrem em no negócio com fundamentos que apontam para um crescimento exponencial nos próximos 10 anos no País. O franqueado recebe treinamento teórico e prático, trilha de conhecimento, enxoval que contém EPIs, uniformes, um drone e material de marketing.
Outra característica é a ausência de necessidade de estoque, uma vez que a logística e a segurança dos equipamentos são responsabilidade da franqueadora em São Paulo, que possui equipe dedicada para acompanhar todos os processos. Para Meyer, que também é membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o diferencial do seu modelo de franquia é que a parte mais complexa do negócio como CRM, engenharia, marketing institucional, estoque e a logística dos equipamentos são de responsabilidade do Portal Solar.