Em total concordância com a transição para uma economia de baixo carbono, para um modelo que se adapte às necessidades e expectativas da sociedade e em respeito ao meio ambiente, a AES Brasil revisa suas metas e apresenta os Compromissos ESG 2030, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.
A companhia determinou três temas principais no novo plano ESG, estabelecendo as prioridades relacionadas aos aspectos Ambiental, Social e de Governança: Mudanças Climáticas, dentro do pilar de meio ambiente; Diversidade, Equidade e Inclusão, em social; e Ética e Transparência, em governança. Os compromissos foram definidos diante de seis ODS prioritários para a AES Brasil, sendo eles: Igualdade de Gênero, Energia Limpa e Acessível e Indústria, Inovação e Infraestrutura e Redução das Desigualdades, Ação contra a Mudança Climática e Vida Terrestre.
De acordo com a diretora de Estratégia e Sustentabilidade da companhia, Erika Lima, a estratégia da AES Brasil é ser a melhor escolha do cliente no mercado livre, oferecendo soluções resilientes, competitivas e responsáveis, sendo esse posicionamento pautado por todos os aspectos de sustentabilidade. Diante disso, a empresa enxerga a oportunidade de redefinir os compromissos ESG de longo prazo para serem mais ambiciosos e alinhados aos desafios globais de desenvolvimento sustentável.
Na Igualdade de Gênero, a empresa se compromete a promover a diversidade, equidade e inclusão, garantindo a igualdade de oportunidades em todos os níveis. Para isso, até 2025, pretende ter 30% de mulheres em cargos de alta liderança. Em Energia Limpa e Acessível e Indústria, Inovação e Infraestrutura, a companhia contribuirá para a transição energética com o aumento de renováveis na matriz elétrica brasileira. Para tanto, a meta é colaborar para que os clientes evitem a emissão de 582 mil tCO2e ao ano.
Na Redução das Desigualdades: o compromisso da empresa é transformar vidas por meio do desenvolvimento local das comunidades vizinhas às operações e garantir a igualdade de oportunidades. Desta forma, a AES Brasil tem a meta de, até 2030, ter 30% de grupos sub-representados na liderança e contratar ao menos 50% de mão de obra local nas construções de novos empreendimentos.
Ação contra a Mudança Global do Clima (ODS 13): o intuito é impactar positivamente os esforços de mitigação aos efeitos das mudanças climáticas. Para tanto, são três metas: até 2030, reduzir as emissões de gases de efeito estufa dos escopos 1 e 2 em 18% tCO2e por MWh gerado, em relação ao realizado a 2020, manter a neutralização e positivar as emissões de gases de efeito estufa anualmente, e, até 2025 compensar as emissões históricas desde o início da operação da AES Brasil no país. Na Vida Terrestre, o compromisso é conservar, proteger e preservar a biodiversidade. Para isso, até 2030, almeja aumentar em ao menos 20% o reflorestamento, além do compromisso de recuperação das áreas ocupadas.