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Após os bons resultados obtidos em 2021, a 77 Sol, management marketplace voltado à cadeia da GD fotovoltaica, não quer ficar para trás em 2022. O CEO da empresa, Luca Milano, prevê que esse ano acontecerá um forte e decisivo momento no setor e que o player que melhor se apresentar conseguirá longevidade no mercado. A 77 Sol quer ser a principal plataforma do integrador para ele comprar equipamento e financiar projetos. “Quem fizer um trabalho bem feito vai se estabelecer no mercado para os próximos anos que estão por vir”. afirma.

Para Milano, a confiabilidade será um fator fundamental para essa permanência no mercado. Como o negócio de GD é algo complexo de entender, pelo fato de um sistema ser dimensionado para cada telhado, pode haver a dúvida do consumidor durante o processo. Nesse momento é que a apresentação e a execução de um bom projeto trará a confiança. “Se eu for inteligência de energia solar para o cliente e para o integrador, é isso que vai me destacar em relação a outros players “, avisa. Para ele, os players que não acompanharem o crescimento do mercado acabarão sendo absorvidos pela concorrência.

A empresa cresceu 40% ao mês em 2021. Para 2022, apesar do CEO considerar que repetir o desempenho será difícil em vista da acirrada competição no meio, o ímpeto não será arrefecido, com meta de 300%. A equipe da empresa, que era formada por 15 pessoas, hoje já tem 40 e a expectativa é que chegue a 60 no fim do trimestre.

O executivo viu nas oscilações de preços de equipamentos e câmbio os desafios de 2021, assim como a logística, que acaba impactando na expectativa dos integradores. Ele espera um 2022 sem sobressaltos nessas áreas, em grande parte devido a estabilização da Covid-19. Sobre a automação da plataforma, Milano conta que há mais de 250 heavy users e que a partir do momento que começam a usá-la, não retornam mais ao modelo antigo, porque vê a eficiência do algoritmo que criado para pontos como a cotação de equipamentos, a elaboração de propósito e gestão de cliente. “Todo esse fluxo integrado com oferta de equipamento e de crédito é tudo que o integrador médio precisa, então ele não precisa sair dali para nada”, relata.

Um dos focos da empresa é na automatização do crédito, visando trazer a expertise do mercado automotivo. Santander, Losango, e BTG já estão na plataforma. Para Milano, hoje a 77 Sol tem sido uma ferramenta muito eficiente para os bancos, porque é capaz de auxiliá-los com a máquina de crédito e também no fluxo automático desse financiamento. Segundo ele, o marketplace tem servido como porta de entrada para novas financeiras, porque há outros agentes financeiros que querem acessar o mercado e não sabem como. “Estamos trazendo novas financeiras para o nosso cenário porque apetite de crédito eles têm, só que precisam de alguém que opere isso para eles. Vem funcionando muito bem e a gente vem surfando bastante essa onda”, ressalta.

Para 2022, a intenção é trazer mais funcionalidades para a plataforma, de forma que o integrador não precise buscar nada fora do ambiente da 77 Sol. A homologação desponta como um desses novos serviços. A vinda de novos bancos também é uma das novidades para 2022. Outra novidade deve ser a criação de uma plataforma White Label para os distribuidores.