Foi celebrada na última sexta-feira, 18 de fevereiro, no auditório do Sindicato Rural de Corumbá (MS), a conclusão da etapa inicial da universalização do programa Ilumina Pantanal, desenvolvido pela Energisa em parceria com o Ministério de Minas e Energia, Aneel e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. O programa antecipou em dois meses a entrega da primeira fase do fornecimento de luz por fonte solar às famílias beneficiadas.
Ao todo, 2.167 unidades consumidoras foram beneficiadas pelo programa, sendo 77 famílias atendidas por rede de distribuição convencional, e 2.090 clientes por meio do SIGFI (Sistema Individual de Energia Elétrica com Fonte Intermitente), cuja fonte de energia é solar. O Grupo Energisa investiu R$ 134 milhões no programa, abrangendo os municípios de Corumbá, Aquidauana, Coxim, Ladário, Porto Murtinho, Rio Verde e Miranda.
A Energisa informou que após beneficiar famílias de ribeirinhos e produtores locais, o Ilumina Pantanal chegou a comunidades indígenas do Pantanal sul-mato-grossense. O Programa é referência para levar energia elétrica a localidades remotas de outros estados, premiado internacionalmente na categoria de melhor Projeto Solar (Solar & Storage Live 2021).