A fabricante Weg fechou dois contratos com a CGT Eletrosul para o fornecimento de 72 aerogeradores de 4,2 MW de potência, incluindo logística, montagem e comissionamento, além dos serviços de operação e manutenção ao longo da vida útil do Parque Eólico Coxilha Negra, a ser implementado em Sant’Ana do Livramento (RS).

Em comunicado ao mercado a multinacional catarinense afirma que o acordo prevê um faturamento aproximado R$ 2,1 bilhões entre os equipamentos e serviços para o complexo de 302,4 MW de capacidade instalada e entregas previstas para 2023, estendendo-se até 2024.

Por sua vez a Eletrosul informou que o investimento está previsto no seu Plano Diretor de Negócios e Gestão e que o projeto já possui a licença ambiental de instalação, emitida pelo Ibama, constando duas subestações coletoras além das linhas.

As obras devem começar até o final do primeiro semestre de 2022, com previsão da criação de 310 empregos diretos e cerca de 150 indiretos. Já o início da operação está previsto para ocorrer até o final do ano de 2024, com a energia gerada sendo destinada a comercializada no mercado livre.

Atualmente a empresa é proprietária exclusiva do Complexo Cerro Chato, composto por seis parques eólicos entre 69 aerogeradores em plena operação e 138 MW de potência instalada na região de Sant’Ana do Livramento. Agora com o novo empreendimento alcançará a marca de 440 MW de geração a partir da força dos vento.

(Nota da Redação: matéria atualizada em 21 de fevereiro de 2022 às 14h20 minutos para inclusão de informações da CGT Eletrosul)