Climatempo apresenta: Resiliência no Setor Elétrico e o Impacto das Mudanças Climáticas

Novo Boletim da Climatempo já está disponível na Biblioteca do Portal CanalEnergia

Na busca pela modernidade e com o objetivo de melhorar os investimentos para manter a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes, cada vez mais empresas do setor de energia vêm realizando estudos relacionados a capacidade de uma rede elétrica sofrer uma perturbação e se recuperar rapidamente, ou seja, ser resiliente frente às adversidades operacionais. É o que destaca o novo Boletim da Climatempo, que já está disponível na Biblioteca do Portal CanalEnergia.

De acordo com o informativo, os estudos de resiliência realizam um levantamento dos principais fatores que possuem potencial de causar algum tipo de dano à estrutura da rede elétrica. Com isso, os estudos de identificação dos principais eventos que causam danos à rede são importantes para que a empresa conheça estas causas e comece a planejar como se preparar para ocorrências futuras. A partir desse planejamento, a empresa começa a se tonar mais resiliente.

Embora os estudos sejam importantes para o planejamento, fazendo com que o sistema sofra um menor impacto e tenha uma recuperação mais rápida, é importante ressaltar que após o final do evento o funcionamento da rede não volta ao seu estado original. Isso se deve aos problemas causados na infraestrutura que persistem após a recuperação da rede.

Segundo relatório do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), os cenários futuros indicam que os eventos meteorológicos extremos deverão ser cada vez mais comuns em decorrência do aquecimento global e consequentemente das mudanças climáticas. Sendo assim, é importante que os estudos de resiliência levem em consideração os eventos extremos meteorológicos.

Para saber mais detalhes desse boletim ou de todos os outros, acesse o portal da Climatempo e nossa Biblioteca, além de acompanhar as novidades, toda quarta-feira, ao vivo, no CanalEnergia Live.