Ao longo de 2021 a Neoenergia realizou ações de inspeções, substituição de medidores e de outros equipamentos, bem como a regularização de clientes e  uso de tecnologia para prevenir fraudes. Com isso, a companhia conseguiu recuperar 782,5 milhões de kWh de energia. Esse volume, calcula, seria suficiente para abastecer aproximadamente 4,2 milhões de habitantes, mais do que a população de estados como a Paraíba.

De acordo com a empresa, as estratégias de prevenção e combate a desvios de energia são executadas nas cinco concessionárias da companhia. O objetivo das ações é dar mais segurança e qualidade no fornecimento para todos os consumidores.

Mais recente das suas concessões, assumiu a gestão da Neoenergia Brasília em março do ano passado e, desde então, a distribuidora já obteve quatro vezes mais energia recuperada do que no mesmo período de 2020. Foram realizadas mais de 46 mil inspeções, com recuperação de 90,1 milhões de kWh, e a concessionária regularizou 23 mil ligações clandestinas.

Em outra frente, a atuação contínua na iluminação pública levou à recuperação de 8,4 milhões de kWh. As distribuidoras do Nordeste e a Neoenergia Elektro realizaram 551 mil inspeções, recuperando mais de 404 milhões de kWh. A regularização de 76 mil clientes clandestinos resultou em mais de 159 milhões de kWh recuperados.