A Vibra Energia anunciou em comunicado ao mercado nesta quarta-feira, 2 de março, que enviou notificação à Comerc manifestando formalmente a intenção de converter as debêntures e exercer as opções de compra. Em outubro do ano passado, a companhia havia subscrito debêntures conversíveis em ações ordinárias representativas de 30% do capital social da Comerc e adquiriu a opção de comprar dos acionistas ações de emissão daquela sociedade equivalentes a 20% do capital social. O valor total soma R$ 3,25 bilhões.

A Vibra também negociou a contribuição, para a Comerc, da totalidade das ações de emissão da Vibra Comercializadora de Energia – antiga Targus – que faz parte do grupo da ex-BR Distribuidora e que passará a ser uma subsidiária integral da Comerc.

A companhia, em conjunto com os atuais sócios fundadores da Vibra Comercializadora, passará a compor um bloco de acionistas possuidor de 50% do capital social sendo a Vibra Energia com 48,7% . Nos termos divulgados, a aquisição dessa participação não dependerá da apreciação da Assembleia Geral.

Ainda de acordo com o comunicado, a nova estrutura societária da Comerc terá uma governança alinhada entre os acionistas e contemplará regras e procedimentos de governança corporativa que garantem equidade, transparência e boas práticas de gestão e preparam a empresa para uma nova fase de crescimento. A partir de 2026 a empresa liderada por Wilson Ferreira Junior poderá comprar todas as ações de emissão da Comerc.