Com a associação entre a Comerc e a Vibra Comercializadora, a companhia se torna a maior comercializadora de energia do país em volume de energia e em número de consumidores. Somados os volumes transacionados por Comerc e Vibra em 2021, a empresa alcança 2,4 GW, ultrapassando o primeiro lugar. Além disso, elas somam juntas 3.620 pontos de consumo, assumindo a liderança entre as comercializadoras também neste quesito.

Na última quarta a Vibra anunciou que iria realizar a aquisição de participação na empresa. A Vibra passa a liderar um bloco que detém 50% do capital social da comercializadora com a intenção de repetir com a Comerc a trajetória que teve com Targus, incorporando sinergias, fazendo uso de sua força comercial e da capilaridade de seus negócios para buscar novos mercados e ampliar sua oferta de fontes de energia.

De acordo com Wilson Ferreira Jr., presidente da Vibra, a integração da Comerc ao negócio marca mais um passo no plano de ser capaz de originar e fornecer todas as energias que os clientes precisem para seu processo de transição energética. Segundo ele, o objetivo é criar uma plataforma multienergia completa de soluções para os clientes. Ou seja, onde quer que procurem soluções em energia, a Vibra estará pronta, oferecendo energia de diferentes fontes, com eficiência, competitividade e qualidade.

Ainda segundo o executivo, a Vibra demonstra a sua capacidade de gerar valor para os acionistas pelo crescimento obtido pela Targus em apenas 12 meses. Quando a participação foi adquirida, a empresa estava avaliada em R$ 90 milhões. Após a integração dela ao portfólio e ao sistema de negócios da Vibra, seu valor mais que triplicou, atingindo os R$ 303 milhões.

A chegada da Comerc ao portfólio da Vibra traz cerca de 32 empresas atualmente sob seu guarda-chuva especializadas em Geração Distribuída, Geração Centralizada, Trading de energia, além de um portfólio de produtos e serviços. A Comerc hoje é o quarto maior gerador de energia de fontes renováveis do país, com 1.618 MWp em energia solar e eólica e a maior plataforma de geração distribuída do Brasil com capacidade instalada de 278 MWp. Nos próximos anos, a Comerc será uma das principais investidoras em geração solar no país, seja por meio de usinas para atendimento ao mercado livre ou para geração distribuída.

Com a participação da Vibra no negócio, nasce uma plataforma “energy as a service”, que vai ajudar ainda mais os clientes a atingirem suas metas de transição e eficiência energética, alinhadas com as melhores práticas de ESG. Há oportunidades bem definidas como ofertar energia de fontes renováveis para postos de serviço e clientes B2B utilizando plataformas digitais; vender energia a clientes menores, quando elegíveis à migração, entre outros. O negócio representa mais um passo no reposicionamento da companhia para se firmar como uma empresa líder no setor de energia, privilegiando a transição energética e rumo a uma economia de baixo carbono.