O professor e físico Luiz Pinguelli Rosa faleceu na manhã desta quinta-feira, 03 de março, aos 80 anos. A causa da morte não foi informada. Graduado em Física pela UFRJ, mestre em Engenharia Nuclear pela Coppe/UFRJ e doutor em Física pela PUC-Rio, Pinguelli foi diretor da Coppe por quatro mandatos e presidente da Eletrobras, entre 2003 e 2004. O docente também era membro titular da Academia Brasileira de Ciências, orientador de dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Considerado um dos maiores especialistas em energia no país, Pinguelli participou da elaboração de projetos tecnológicos para a usina nuclear de Angra 1 e recebeu diversos prêmios, entre eles o de personalidade do ano, da ANP. A UFRJ decretou luto de 3 dias.

A Eletrobras lamentou o falecimento de seu ex-presidente e destacou que sua gestão foi marcada pela promulgação das leis que redefiniram o modelo institucional do setor elétrico, em março de 2004, reafirmando as funções da empresa como holding das concessionárias federais. Também neste período, a Eletrobras assumiu a gestão técnica e financeira do Programa Luz para Todos.