Neoenergia realiza mutirão de eficiência energética

Ações começam neste sábado (5), quando é celebrado o Dia Mundial da Eficiência Energética, com descontos em contas, troca de lâmpadas e outras iniciativas

A Neoenergia realizará a partir deste sábado, 5 de março, Dia Mundial da Eficiência Energética, a primeira edição do Mutirão da Eficiência Energética. As atividades seguem até o dia 10 nas áreas de atuação da Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN) e Neoenergia Elektro (SP). Na Neoenergia Brasília (DF), a ação irá até o dia 9. Serão oferecidas trocas de lâmpadas, ações educativas para promover um comportamento mais responsável e consciente no uso da energia, troca de resíduos por desconto na conta de energia e distribuição de materiais educativos.

Segundo a companhia, durante os dias de mutirão, os consumidores participarão de ações educativas nas Unidades Móveis das distribuidoras e terão acesso aos projetos desenvolvidos no Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Aneel. Na Unidade Móvel Educativa, os consumidores da Neoenergia Brasília poderão acompanhar, por exemplo, uma projeção em 360 graus e ver equipamentos de geração solar e eólica. Na Bahia e em São Paulo, haverá experiências como um circuito que mostra equipamentos considerados vilões da energia e outras mecânicas lúdico-recreativas, incluindo o Gerador de Van de Graaff, aparelho para o estudo experimental da eletrostática, mostrando os materiais que são bons e maus condutores de eletricidade.

Nas distribuidoras do Nordeste, será possível participar, ainda, do Projeto Vale Luz, que permite a troca de resíduos recicláveis por descontos nas contas de luz. São aceitos materiais como papelão, papel de escritório, jornais, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, baldes, mesas plásticas, além de resíduos eletrônicos, como televisão, celular, teclado, entre outros. As latas de alumínio podem ser trocadas pelas Merrecas, moeda simbólica criada para o projeto, que terá o valor duplicado durante o mutirão na Neoenergia Cosern. Essa moeda garante descontos na conta de luz – e, na Bahia e no Rio Grande do Norte, também em postos de combustíveis parceiros. A cada dez latas entregues o cliente recebe um real de desconto.