A Transmissora Colombiana de Energia(TCE), subsidiária da Alupar, inaugurou no dia 25 de fevereiro, na Colômbia, o Museu Arqueológico Nueva Esperanza. A construção das instalações foi feita por meio de um convênio e o transferiu para a Universidad Minuto de Dios, de Bogotá.
O museu conta com um acervo de 16 toneladas de uma coleção única formada por objetos de cerâmica, restos ósseos, artefatos em pedra e metal, entre outros. As peças foram recuperadas no processo de resgate arqueológico para implantação da linha de transmissão e subestação de responsabilidade da TCE, constituindo em um dos maiores achados deste tipo de material na América Latina. Além de proteger o material arqueológico resgatado pela TCE, o museu busca também dar continuidade às atividades de investigação de material arqueológico da região. O espaço engloba uma área de laboratório e outra para reserva de materiais.
A inauguração do museu contou com a presença do diretor do Instituto Colombiano de Antropologia e História (ICANH), Nicolás Loaiza Díaz, da Ministra de Cultura da Colômbia, Angelica María Mayolo Obregón e do diretor da TCE, subsidiária da Alupar, Vinicius Medeiros.