O Grupo Equatorial Energia anunciou para outubro o início da construção de uma nova subestação na cidade de Alter do Chão (PA). O investimento de aproximadamente R$ 10,3 milhões contempla 6,3 MVA de potência adicional para cerca de 27.600 clientes da concessionária no oeste paraense, com a conclusão prevista para janeiro de 2023.

Segundo a companhia, o empreendimento está projetado para operar com tecnologias avançadas em alta tensão e com sistema automático de recomposição em casos imprevistos. A comunicação via fibra óptica terá monitoramento 24 horas realizado através do Centro de Operações Integradas da Equatorial Pará. Outra tecnologia presente será a de medição operacional, a qual ajudará no controle de demanda de combate a perdas de energia na localidade, melhorando a classificação da distribuidora nesses indicadores.

A implementação será realizada em uma área próxima do Sairódromo e prevê uma estrutura modular híbrida com duas saídas de alimentadores em 13,8 KV para área urbana e proximidades do distrito. A interligação do ativo acontecerá pela construção de um alimentador de 34 km em 34,5 KV, entre as SEs Belterra (fonte) e Alter do Chão (carga).