A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e a Invest Paraná, agência de promoção e atração de investimentos do estado, anunciaram um acordo de cooperação para expandir a fonte solar na região. A parceria visa a atrair novos investidores, gerar mais empregos e renda para a população e estimular o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios para empreendedores.

A cerimônia entre os presidentes das duas entidades acontecerá durante o evento Absolar Meeting, na próxima terça-feira, 15 de março, na capital paranaense. O encontro irá reunir empresários, consultores, autoridades e especialistas para uma série de debates sobre os rumos da energia fotovoltaica.

Dentre as prioridades do acordo destacam-se a ampliação do acesso da energia solar a consumidores residenciais, setores produtivos, agronegócio e setor público do estado. Outros pontos são o compartilhamento de informações sobre o mercado fotovoltaico paranaense, avaliação das tendências de negócios, aprimoramento do ambiente regulatório e legal, reforço no relacionamento entre o estado e o setor, além da cooperação em eventos e ações conjuntas, dentro e fora do Brasil.

Segundo a Associação, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Paraná a atração de mais de R$ 2,5 bilhões em investimentos, somando a geração de mais de 13,9 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 620,1 milhões aos cofres públicos. A potência instalada em telhados e pequenos terrenos coloca a região na sexta posição do ranking nacional da entidade e respondendo sozinho por 5,2% de toda autogeração envolvendo a fonte no país.

O estado possui ao todo 40.943 conexões operacionais, espalhadas por 394 municípios ou 98,7% dos 399 municípios da região. Atualmente são 50.965 consumidores regulares de energia elétrica, que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.