A agência de classificação de risco Fitch Ratings removeu a Observação Negativa e afirmou o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA+(bra)’ do Grupo Equatorial para as subsidiárias no Pará, e de Transmissão. Ao mesmo tempo a agência removeu a Observação Positiva e elevou o Rating Nacional de Longo Prazo da recém adquirida Echoenergia Participações de ‘A+(bra)’para ‘AA+(bra)’. A Perspectiva dos três ratings corporativos é Estável.
As ações de classificação seguem a conclusão e o pagamento da compra da totalidade das ações da Echoenergia pelo grupo por R$ 7 bilhões. Apesar da ausência de incentivos legais para que a Equatorial suporte a empresa adquirida, em caso de necessidade, os incentivos estratégicos e operacionais foram considerados médios, segundo a Metodologia de Vínculo Entre Ratings de Controladoras e Subsidiárias.
Tal fator levou a um benefício de três níveis em sua classificação. A Echoenergia deve ter uma contribuição reduzida nos resultados consolidados, mas possibilita maior diversificação em termos de ativos e segmentos de atuação para a Equatorial e deve ser um importante veículo de crescimento do grupo em geração de energia renovável.
No caso das subsidiárias, avaliadas com base no perfil de crédito consolidado, a ação reflete o alívio nos indicadores financeiros consolidados previstos no momento do anúncio da compra, em outubro de 2021, decorrente da entrada líquida de caixa de R$ 2,8 bilhões, relativa à recente oferta de ações realizada pela holding.
O desempenho mais robusto da empresa em 2021, com favoráveis expectativas para a partir de 2022, e a manutenção de robusta liquidez, mesmo após o desembolso com a aquisição, também foram considerados na análise.